DeLi Linux Logo

english deutsch español français português türkçe italiano pусский galego 中文

Noticias

Que é DeLi Linux ?

DeLi Linux é um Linux "de Desktop ligeiro" . É uma distribuição de Linux para velhos computadores, a partir do 486 ao Pentium II ou assim. Centra-se no uso de Desktop. Inclui clientes de correio-e, navegador gráfico, programas de escritório com processador de textos e planilha, etc. não é necessário mais que, incluindo XOrg e ferramentas de desenvolvimento, não precisa mais de 350 MB espaço no disco duro.

O truque é que DeLi Linux somente usa aplicações alternativas "ligeiras". Se você está procurando o KDE, o GNOME ou o Mozilla mais novos, DeLi Linux não lhe fará feliz. O computador de prova é um portátil 486 com 16 MB de RAM, e todas as aplicações que vêm com DeLi Linux estão funcionando sem problemas.

Talvez se pergunte "por quê diabos fazer um Linux para esse lixo velho?". Ainda há muitos computadores por aí com a configuração mencionada acima, seria uma vergonha desperdiçá-los. Muita gente simplesmente não pode comprar uma máquina de 4 Ghz por 1000 € ou mais, mas pode comprar um Pentium I 133 por 50 € no ebay. Muita gente segue sendo feliz com o computador que comprou faz cinco anos. Especialmente no chamado terceiro mundo, o hardware novo não é exeqüível. Bem, ainda há Windows95 ou Windows 3.1, que também funcionarão nestas máquinas. Mas estas versões já não têm apoio técnico de MS, não estão já em produção, e finalmente, você não conseguirá nenhuma aplicação para essas velhas versões de Windows.

Que diz a gente de DeLi Linux


"Não posso parar de mexer com ele. Asi que não atire seu velho computador, instale DeLi Linux." (Susan Linton, de tuxmachines.org num resumo em Distrowatch)

"DeLi Linux me surpreendeu convertendo o velho 486 num sistema utilizável [...] o Pentium III foi extremamente receptivo, resultando inclusive mais rápido que meu PC principal, um sistema AMD64 com Fedora Core 6 [...] Até onde chegam as distribuições ligeiras de Linux , DeLi é uma das melhores." (Stefan Vrabie num resumo em linux.com)

"Ainda conservo minha primeira máquina Intel, um sistema 486DX2 66MHz [...] funciona atualmente com DeLi Linux como lugar de trabalho para minha mãe que, apesar de ser tecnofóbica, ama-o e não tem nenhum problema." (mensagem publicada em Usenet)

É Deli Linux uma distribução turca? 

Primeiro deixe-me dizer que DeLi Linux é uma distribuição internacional e você pode configurar DeLi Linux para "falar" a língua que você deseje, mas sua língua principal é o inglês. Alguns usuários de Turquia podem pensar que Deli Linux é uma distribuição turca, porque "deli" em turco é "selvagem" ou "louco". Essa é uma das razões pelas que que elegi este nome. É uma abreviatura de "Desktop Light Linux" (Linux de Desktop ligeiro), mas também significa "Linux louco" em turco - que foi uma coincidência agradável, penso eu. Por se lhe interessa: Não sou turco, ama Türkiye çok seviyorum. Ben Türkiye'de her yil.

Consiga DeLi Linux

Aviso: DeLi Linux es ainda beta. Não há garantia de nenhuma classe, use e examine DeLi Linux sob sua responsabilidade e risco.

Consega-o por BitTorrent (obrigado catwalk)

Baixe discos  floppy de instalação.

Baixe uma árvore de portos

ISO espelhos

Baixe uma imagem de CD ISO desde mihd

Baixe ISO GRANDE desde mihd (com aplicações adicionais, desde deli32 y nx, 242 MB)

Baixe uma imagem de CD ISO desde Jens

Baixe ISO GRANDE desde Jens (com aplicações adicionais, desde deli32 y nx, 242 MB)

Baixe ISO desde Mirror berlios

Baixe ISO desde Mirror darksnow (Brasil)

Capturas de tela de Deli Linux

Contacto

Deseja contribuir a DeLi Linux? Encontrou erros sérios? Deseja fazer sugestões? Escreva-me um correio-e.

Sustentado por  BerliOS Logo

Valid XHTML 1.0 Strict